Cotidiano

Índia resgata cães que seriam usados para testes

RIO – Mais de 150 cães serão libertados de um laboratório que usa animais para testes na Índia após uma decisão do governo. Um quarto deles já está livre.

Os 156 cachorros da raça beagle estão sendo resgatados após uma decisão do Comitê para Controle e Supervisão de experimentos com animais, que não permitiu que o laboratório usasse os cães em testes de medicamentos em Bangalore, capital do estado de Karnataka, no sul do país.

Beagles são populares em testes de animais devido a sua natureza dócil, mesmo sendo mantidos em jaulas, com pouco contato humano. Nascidos e criados em laboratório, os animais ainda não se acostumaram com a liberdade.

“Eles são quietos e se assustam com facilidade. Agora estão aprendendo a brincar e sair andando”, disse Chinthana Gopinath, voluntária numa das ONGs que estão cuidando dos animais, em entrevista ao site Huffington Post Índia.

Os cães não tinham nem nomes, apenas números, tatuados em suas orelhas. As ONGs agora esperam encontrar famílias para adotar os 156, Que já foram vacinados e estão recebendo cuidados médicos.