Cotidiano

Índia ratifica e acordo de Paris está perto de entrar em vigor

201610020615330458_AFP.jpg

RIO ? O acordo que pode salvar o planeta e a Humanidade do caos climático está cada vez mais perto de entrar em vigor. Neste domingo, a Índia ratificou sua adesão ao pacto firmado em dezembro passado em Paris, que pretende limitar o aquecimento global em 2 graus Celsius em relação às temperaturas do período pré-industrial. Até o momento, 62 países, responsáveis por 51,89% das emissões de gases-estufa, já assinaram o documento, que entra em vigor quando a meta de poluidores superar a marca de 55%.

Após o sinal verde dado por ministros do Meio Ambiente na semana passada, o Parlamento Europeu deve aprovar nesta terça-feira a ratificação em conjunto dos 28 países bloco ao acordo, superando a meta de 55% dos emissores de gases-estufa. A partir de então, será contado um prazo de 30 dias para a entrada em vigor do documento. Mesmo assim, os cientistas estão reticentes sobre o sucesso da medida.

? A questão chave será a implementação do acordo. Não há imposições legais ? disse Robert Watson, cientista britânico que comandou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês), em entrevista à Reuters.

No acordo de Paris, 195 países apresentaram suas próprias propostas para a redução da emissão de gases do efeito estufa, com revisão a cada cinco anos e promessas de metas ainda mais desafiadoras. Porém, não há penalidades para quem não cumprir sua parte. Para Watson, a esperança é que os governos sintam uma ?obrigação moral? e a ?pressão de colegas? para agir.

David Waskow, do Instituto World Resources, é mais otimista. Em sua opinião, a rapidez no processo de ratificação é sinal do desejo global de redução das emissões de gases-estufa, apontadas como culpadas pelo aquecimento do planeta e consequente caos que o planeta vive, com cada vez mais eventos climáticos extremos, como a seca que atinge o país desde 2014.