Cotidiano

Índia quer detalhes da Embraer sobre investigação nos EUA

NOVA DÉLI – A Índia está atrás de informações sobre a Embraer após relatos de que uma investigação nos Estados Unidos sobre acordos da fabricante brasileira de aviões também pode incluir a compra do país sul-asiático em 2008 de três jatos de vigilância.

O Ministério da Defesa do país solicitará explicação e detalhes e pode tomar novas medidas quando obtiver respostas, publicou no Twitter o porta-voz do órgão, Nitin Wakankar, no sábado.

A Embraer está sob investigação de autoridades americanas com relação a acordos fechado com a República Dominicana. O inquérito se ampliou para a inclusão do envolvimento da empresa brasileira com mais países, como a Índia. Em 2008, a Embraer anunciou a venda de três aeronaves de alerta EMB-145 ao governo indiano.

Em julho, a Embraer resguardou US$ 200 milhões com relação a uma investigação circunscrita sob o Ato Americano de Práticas Estrangeiras de Corrupção (FCPA, na sigla em inglês).

“Desde 2011, a Embraer tem relatado publicamente que tem conduzido uma extensa investigação interna e tem cooperado com autoridades em inquéritos a respeito de supostas violações do FCPA”, disse a companhia em e-mail à Bloomberg.

A fabricante de aviões “voluntariamente expandiu o escopo da investigação, sistematicamente relatando o progresso do caso ao mercado”.

“A empresa não é parte do processo judicial no Brasil; portanto, não tem acesso à informação nele contida”, acrescentou.

Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, delineou um plano de gastos de US$ 150 bilhões para modernizar a frota aérea indicana após assumir o cargo em 2014. Ele tenta superar o histórico de escândalos de suborno e burocracia que atinge os esforços de aprimorar as forças armadas do país.