Cotidiano

Índia proíbe o uso de plástico descartável na capital do país

LixoIndia.jpg

A Índia baniu o uso de todo tipo de plástico descartável de sua capital, Nova Déli. Sacolas, copos e qualquer outro produto feito com esse material para usar uma vez e jogar fora está proibido na área desta que é uma das maiores metrópoles do mundo. A decisão é do Tribunal Nacional Verde.

Existe uma preocupação grande com a quantidade de lixo produzida na Índia. De acordo com o site “Times of India”, estimativas dão conta de que o país responde por cerca de 60% de todo o lixo plástico presente hoje nos oceanos.

A proibição, que abrange todo o chamado Território Nacional da Capital, foi aprovada no final do ano passado, depois de críticas sobre grandes incêndios ilegais de plástico e outros detritos em três lixões a céu aberto, o que estaria agravando a poluição do ar local.

“Cada um desses locais é uma definição da desordem que pode ser criada para o ambiente e a saúde das pessoas em Dehli. Determinamos que o uso de plástico descartável seja banido da capital”, afirma o decreto, que entrou em vigor este mês.