Cotidiano

Incubadora do oeste recebe certificação

Marechal Cândido Rondon – A Incubadora Santos Dumont, sediada no PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) e com filial em Marechal Cândido Rondon, foi certificada pelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). O reconhecimento se deu na solenidade de abertura da 27ª Conferência Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), no Rio de Janeiro.

A Incubadora Santos Dumont alcançou o nível Cerne 1 de maturidade e, conforme o analista de Negócios do PTI, Gideão Matinc Claro, para obter a certificação é necessária a comprovação de diversas atividades de fomento à empreendimentos inovadores.

A expansão da própria incubadora, caso da filial em Marechal Cândido Rondon, em parceria com a administração municipal e Iguassu-IT (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná), foi um dos quesitos levados em consideração para o reconhecimento pelo Cerne, segundo Matinc Claro.

Para o oeste do Paraná esse processo é importante para o suporte às atividades empreendedores e de alta performance, conforme o presidente da Iguassu-IT, Roberto Carpes: “Esse é um passo importante rumo ao desenvolvimento integrado da região oeste do Paraná e seus empreendimentos”.

Cerne

O processo de implantação do Cerne vem sendo desenvolvido pela Anprotec e pelo Sebrae desde 2008, ano em que foi realizado o primeiro workshop sobre o modelo de gestão. O modelo determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.