Cotidiano

Incra cede parte de imóvel para o Mapa

As instalações do Incra/Mapa em Cascavel ocupam um terreno de 11.880 metros quadrados na área central do Município

Equipe de inspeção visitou a sede do Incra, no Bairro Neva - Foto: Divulgação 
Equipe de inspeção visitou a sede do Incra, no Bairro Neva - Foto: Divulgação 

Cascavel – A Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vai ceder espaço para o trabalho dos servidores da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná (SFA/PR), do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Cascavel. Dessa forma, os usuários dos serviços do Mapa e do Incra terão atendimento no mesmo local. Os detalhes para o uso compartilhado das instalações foram definidos nessa quarta-feira (18), em uma inspeção realizada pelos gestores da autarquia e ministério no Paraná.

As instalações do Incra/Mapa em Cascavel ocupam um terreno de 11.880 metros quadrados na área central do Município. O imóvel, que atualmente abriga o Serviço de Regularização Fundiária do Incra/PR, fica no Bairro Neva, uma estrutura antiga de madeira, que ocupa a quadra toda. Ali trabalham cinco servidores de carreira do Incra e uma servidora cedida. Agora, vai receber oito servidores do Mapa.

O Incra é uma autarquia criada pelo Decreto-Lei nº 1.110, de 9 de julho de 1970, e passou a ser vinculado ao Mapa por meio do Decreto nº 10.252, de 20 de fevereiro de 2020, assinado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Para o superintendente do Incra/PR, Robson Luís Bastos, a medida vai trazer economia e eficiência com a redução de despesas operacionais, já que os dois órgãos do governo federal atuam de forma muito próxima. “A vinculação da autarquia ao ministério é a própria formulação original, do decreto que criou o Incra, em 1970”, explica Bastos.

 

Inspeção

O imóvel em Cascavel vai abrigar as atividades administrativas do Mapa na região, inclusive a Central de Certificação do SIF (Serviço de Inspeção Federal). “O SIF é o responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados”, explica o superintendente federal da SFA/PR, Cleverson Freitas.