Cotidiano

Inclusão social inicia dentro das escolas

Toledo – A Prefeitura de Toledo realiza mais um investimento para a inclusão social. As escolas da rede municipal recebem nos próximos dias cadeiras e carteiras adaptadas que fazem parte do Projeto de Mobiliário Adaptado. Os investimentos são de aproximadamente R$ 15 mil.

A ação visa promover adequação postural e alinhamento biomecânico em alunos com disfunções neuromotoras, como paralisia cerebral, hidrocefalia, entre outras. Nesse contexto, o foco é dar mais conforto e funcionalidade no ambiente escolar para esses estudantes. O projeto contempla as escolas conforme a demanda.

Os alunos selecionados devem se enquadrar no perfil. Após isso, eles são encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental, no Serviço de Terapia Ocupacional. O aluno que recebe o equipamento tem o uso continuo do mesmo até sair da escola. Além disso, pode ser realizado um empréstimo do mobiliário para as escolas estaduais que necessitam, devendo ter o termo de devolução assim que conseguirem o objeto via governo do Estado.

A Terapeuta Ocupacional da prefeitura, Patricia Hoffmann, explica que o projeto teve um diferencial: “Foram duas reformas de mesa e cadeira para aluno com Transtornos do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de adequação de comportamento. Outro ponto foi a reforma de mesa e cadeira do Centro de Atendimento Especializado para deficientes Visuais (CAEDV), com serviço de estimulação visual que fica anexo a Escola Borges de Medeiros”.

As escolas que estão recebendo os novos mobiliários são as escolas Antonio Scain; Tancredo Neves; Escola Valmir Grande; Escola Doutor Borges de Medeiros; Escola Ecológica; Distrito de Vila Nova, na Osvaldo Cruz.

“Quando eu crescer quer ser como meu pai”

Ainda dentro da barriga de sua mãe, o pequeno Wislley Pinheiro Aguera já dividia espaço com o irmão gêmeo, William. Um problema durante a gestação deixou Wislley sem coordenação motora normal.

Dez anos depois, um garoto cheio de vida e com vontade de estudar chegou à Escola Municipal Antônio Scain. Os pais de Wislley e William decidiram que os filhos precisavam de uma atenção melhor. Por isso, mudaram-se para Toledo. E moram logo pertinho da Escola Antonio Scain, onde tem um lugar que se adaptou direitinho à sua cadeira especial.

“Quando eu crescer quero ser como o meu pai. Trabalhar no que ele trabalha. Ser grande e forte. Eu sei que sou especial, porque todas as crianças são, não é mesmo?”, diz Wislley, que segue: “É muito legal estudar aqui. E com o meu irmão fica mais legal ainda. Ele cuida de mim e eu cuido dele. Com essa nova mesa eu vou poder me concentrar mais de agora em diante, e vou me dedicar mais ainda”.