Cotidiano

Incidência de dengue preocupa em Céu Azul

Céu Azul – O índice de infestação do mosquito da dengue há 10 anos não era tão alto em Céu Azul. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde e Combate a Endemias, nem mesmo em 2015, quando a cidade sofreu com uma epidemia, este índice era tão alto. As autoridades de Saúde do Município, assim que tiveram acesso aos últimos números, iniciaram uma campanha que alerta a população.

As condições climáticas, com chuvas seguidas de sol forte, têm criado um ambiente propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e zika vírus. As agentes de endemias, além do trabalho rotineiro que fazem para o controle de infestação, estão redobrando a atenção. “Ainda temos pessoas que insistem em depositar entulhos nos quintais. Isso dificulta nosso trabalho”, disse Leunilda Ahlmann, que coordena os trabalhos nesta área em Céu Azul.

A Secretaria de Saúde está convocando toda a população para redobrar os cuidados. Tampar caixa d´água e cisternas, cobrir com areia os vasos de plantas, limpar calhas e eliminar do quintal tudo que pode servir de criadouro para o Aedes, fazem parte dos cuidados mínimos que o cidadão deve ter.