Cotidiano

Incentivos fiscais atraem novas empresas ao oeste paranaense

Serranópolis do Iguaçu – Localizado no extremo oeste paranaense, com 482 km² (aproximadamente 60% sendo Parque Nacional do Iguaçu), com uma população estimada de 4.637 pessoas, o Município de Serranópolis do Iguaçu tem como característica predominante o progresso.

Entre muitas lembranças que fazem parte da história desse Município, como a Estrada do Colono e a Revolta de 61, a cidade procurou se adaptar sempre, principalmente após o fechamento da Estrada.

A agricultura pujante tem dado a sustentação econômica para o Município, que, por meio de muitos programas para incentivo ao agricultor, busca fortalecer o trabalho no campo.

Além disso, a geração de empregos tem sido uma preocupação constante. Por esse motivo é que o Município tem uma gama enorme de incentivos para a instalação de novas empresas e auxílios para empresas já instaladas, como é o caso da Área Industrial, Fumdesi a juro zero, e outros benefícios.

Exatamente por esse incentivo é que a mais nova empresa instalada na área industrial está desenvolvendo suas atividades há alguns meses.

Desafio

A empresa Desafio, já com 28 anos de história, até o ano passado sediada em Medianeira, migrou para Serranópolis. De acordo com o administrador Adriano Both, a empresa gera hoje 26 empregos, sendo 16 diretos e dez indiretos. De todos os empregos diretos, 40% são de mão de obra local, e a projeção da empresa é chegar a 100%.

Ainda segundo Adriano, o incentivo do Poder Público foi o principal motivo para a transferência de área: “A empresa Desafio está hoje instalada e produzindo em Serranópolis do Iguaçu por incentivo da prefeitura, pois, com a cedência do espaço amplo, podemos instalar as nossas máquinas e ainda aumentar a produção”.

Os principais produtos fabricados pela Desafio são: rodo, vassoura, rodo de espuma, escova e diversas outras linhas de utilidades de cozinha. A produção é comercializada no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso e no Paraguai.

A projeção da empresa para este ano é aumentar efetivamente 50% seu faturamento se comparado com o ano passado, quando ainda estava sediada em Medianeira.

Ao todo, são 13 empresas instaladas na Área Industrial de Serranópolis do Iguaçu. E há espaço para mais empreendimentos. Informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Indústria e Comércio ou ainda pelo telefone da prefeitura: (45) 3236-1122.