Cotidiano

Incêndios florestais se espalham e deixam sete mortos no Tennessee

NASHVILLE, EUA – Incêndios florestais no Sudeste dos Estados Unidos, que atingiram uma região turística das montanhas e o parque temático fundado no Tennessee pela lendária cantora country Dolly Parton, deixaram ao menos sete mortos, segundo autoridades. Ao menos 400 imóveis também foram danificados ou destruídos.

Os incêndios, no Oeste do Tennessee, provocaram a fuga de milhares de pessoas, informou a Agência de Gestão de Emergências do estado. O fogo ameaça o parque temático Dollywood de Parton e afetou áreas da localidade turística de Gatlinburg, uma das portas de entrada do Parque Nacional de Smoky Mountains.

As chamas se alastraram com os fortes ventos e a vegetação seca, que serviram de combustível. Ventos de até 110 km/h foram registrados em algumas partes do estado. Centenas de bombeiros foram enviados a Gatlinburg e a agência de emergências calcula que 14.000 moradores e turistas foram retirados da cidade.

Três pessoas com queimaduras graves e outra com ferimentos no rosto foram levadas para um hospital, informaram as autoridades, que não explicaram se alguma delas está entre as vítimas fatais. Somente até a terça-feira, mais de 100 estruturas haviam sido danificadas na cidade e outras 150 no condado de Servier.

O Parque Nacional Smoky Mountains, um dos mais visitados nos Estados Unidos, informou na terça-feira que fechou “todas as instalações no parque em consequência das chamas e da queda das árvores”. Também explicou que os escritórios ficaram sem energia elétrica e serviço telefônico.

Dollywood, localizado em Pigeon Forge, perto do parque nacional, suspendeu as operações para esta quarta-feira.

No domingo, Parton divulgou um anúncio de utilidade pública, pedindo a visitantes e a moradores da região que tomem precauções contra o fogo.

“Amo Smoky Mountains como meu lar, e sei que vocês também. Ajudem a proteger sua beleza e a prevenir os danos pelo fogo causado por humanos”, afirmou Dolly, de 70 anos.

O parque de diversões, que ocupa uma área de cerca de 120 hectares, é um dos mais populares da região e inclui passeios e eventos musicais, nos quais Dolly e sua família às vezes se apresentam.