Cotidiano

Incêndios consomem áreas da Araupel

A empresa está trazendo matéria-prima de distâncias de até 300 quilômetros para manter a indústria em atividade

Quedas – Vários focos de incêndio atingem áreas da Araupel desde o fim de semana em Quedas do Iguaçu e Rio Bonito, no Sudoeste. A empresa fez boletins de ocorrência na Polícia, que investiga a origem das queimadas. A suspeita é de que sejam criminosas.

Os focos em Quedas têm sido controlados com rapidez. Já em Rio Bonito, a brigada de incêndio não vinha conseguindo chegar aos locais devido a barreiras montadas por sem-terra. Somente ontem à tarde, com auxilio da PM, os primeiros focos começaram a ser combatidos. Relatos de moradores dão conta que os incêndios, inclusive em áreas nativas, buscariam provocar ainda mais desestabilidade na Araupel, que em dificuldades financeiras demitiu dezenas de trabalhadores nas últimas semanas.

A empresa está trazendo matéria-prima de distâncias de até 300 quilômetros para manter a indústria em atividade. A operação encareceria demais as atividades, deixando a Araupel praticamente sem margens e com problemas de caixa. Embora o Movimento Sem-Terra tenha liberado áreas de corte, ela não consegue chegar até lá porque não tem garantias de segurança. Funcionários e terceirizados, que fazem o transporte da madeira, teriam medo de ir aos pontos de extração sem escolta policial.

Algumas pessoas estariam espalhando boatos na cidade de que um grande incêndio estaria previsto para o próximo dia 10.