Cotidiano

Incêndio na ilha da Madeira mata três e força retirada de mais de mil pessoas

PORTUGAL-FIRELISBOA ? Os incêndios na ilha portuguesa da Madeira deixaram três mortos na noite de terça-feira e mil pessoas precisaram ser deslocadas, incluindo turistas, indicaram as autoridades.

As três vítimas morreram depois que suas casas foram incendiadas, perto do centro histórico de Funchal, capital regional, alcançado pelas chamas durante a noite. Os meios de comunicação locais também informaram sobre dois feridos em estado grave.

? Mil pessoas precisaram ser retiradas de casas e hotéis, moradores e turistas ? indicou o prefeito de Funchal, Paulo Cafofo, citado pela agência Lusa, informando que algumas foram realocadas em instalações militares e outras em um estádio de futebol.

Os incêndios foram declarados na noite de segunda-feira na zona alta da cidade. A situação se degradou bruscamente na noite de terça-feira devido ao vento forte.

Além disso, a parte continental de Portugal também foi afetada por incêndios florestais desde sexta-feira, especialmente na metade norte do país, onde foi declarado o risco de ?muito elevado? a ?máximo? de incêndio nesta quarta-feira.

O jornal português ?Diário de Notícias? afirma que mais de 320 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo que 80 permaneciam hospitalizadas. Dois hospitais precisaram ser esvaziados.

Portugal Wildfires