Cotidiano

Incêndio deixa ao menos 7 mortos em centro de reabilitação para dependentes químicos no RS

centrodroga.jpgRIO – Ao menos sete pessoas morreram após um incêndio que destruiu na madrugada desta quinta-feira parte da unidade do Centro Novos Horizontes, casa de reabilitação para dependentes químicos, em Arroios dos Ratos, cidade localizada a 70 quilômetros de Porto Alegre. Seis das vítimas morreram no local e uma a caminho do hospital. Outros 11 receberam atendimento médico e foram levados para ao Pronto Socorro da capital gaúcha.

? Era uma área isolada, um centro de observação onde o residente chega e é colocado ali para avaliação mais detalhada. Foi muito rápido. Uma cena de terror. Muito triste. Nunca tinha visto uma coisa dessas ? disse o monitor voluntário Milton Lima ao G1. Cerca de 40 internos estavam no local na hora em que o fogo teve início, por volta da 1h.

De acordo com informações da Brigada Militar, o incêndio ocorreu em uma área destinada a pessoas em início de tratamento.

Segundo Lima, há a suspeita de que os dependentes podem ter planejado uma rebelião para conseguir escapar do local. O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi até o local para fazer análises.

? Houve uma conversa no pátio. Eles queriam fazer algo para chamar a atenção à noite. Acredito que eles mesmo colocaram fogo em algum colchão para a gente ir lá e abrir. Eles deram um tiro no pé. Não conseguiram controlar o fogo, tomando uma proporção enorme ? afirmou.

Investigadores da Polícia Civil afirmaram que as vítimas estavam em salas fechadas com grades, sem chances de deixaram a unidade, enquanto os sobreviventes conseguiram sair de uma delas através das janelas.

A polícia iniciou o depoimento de outras 20 pessoas que estavam no local e conseguiram se salvar, entre elas o coordenador do local e três monitores responsáveis pelos internos durante a noite.