Cotidiano

Incêndio criminoso faz milhares fugirem de campo de refugiados na Grécia

ATENAS – Milhares de imigrantes fugiram nesta segunda-feira de um dos principais acampamentos de deslocados na ilha grega de Lesbos depois de um incêndio em suas instalações. O fogo foi aparentemente intencional, informou a polícia. Entre 3.000 e 4.000 imigrantes fugiram do acampamento de Moria, disse uma fonte da polícia à AFP.

Apesar de as autoridades indicarem que o incêndio seria criminoso, não há indicações de possíveis autores. Brigas e confrontos com autoridades são comuns nos campos das ilhas gregas, e não há ainda indicações que o caso possa ter se tratado de um ataque xenofóbico.

? Houve tensão durante a noite. Estamos preocupados com a segurança dos migrantes ? disse um funcionário à Reuters.

De acordo com as autoridades, cerca de 150 menores que moram no campo foram levados a um centro especializado para crianças na ilha.

Cerca de 13 mil pessoas estão em campos de migrantes em cinco ilhas da Grécia, segundo dados do governo, com uma capacidade máxima prevista de 8 mil. Ao total, há mais de 60 mil refugiados e requerentes de asilo na Grécia, a maioria esperando para ir à Alemanha ou outros países da União Europeia com boas condições econômicas.