Cotidiano

Incêndio atinge unidade da Vale Fertilizantes em Cubatão

SÃO PAULO ? Um incêndio atinge uma unidade da empresa Vale Fertilizantes, em Cubatão. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma explosão ocorreu às 15h22 no local, provocando vazamento de nitrato de amônio e uma fumaça alaranjada no Pólo Industrial de Cubatão. Segundo a empresa, após o acidente, houve paralisação das atividades e os funcionários deixaram o local.

Ao todo, 35 viaturas para o local. Dentre elas, 20 vieram da capital. O incêndio, afirmou a empresa, iniciou-se em uma correia transportadore na Unidade 2 da empresa.

A ficha de informações do nitrato de amônio afirma que sua inalação pode causar irritação do trato respiratório, com tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. O contato com o produto pode causar irritação na pele e nos olhos. Entre os efeitos ambientais, o documento afirma que o nitrato de amônio é muito solúvel em água, podendo contaminar cursos d?água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade.

Em setembro do ano passado, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou em R$ 250 mil a Vale Fertilizantes em razão de um acidente ocorrido em agosto que contaminou o rio Cubatão com o mesmo produto, o nitrato de amônio. O acidente ocorreu em outra unidade da Vale Fertilizantes, também em Cubatão.

?Em virtude do fato, houve a poluição das águas do rio, mortandade de peixes e incômodo à população local. Além da multa, a Cetesb exigiu da empresa a correção das irregularidades identificadas após inspeção e aplicação de ações preventivas com o objetivo de evitar novas ocorrências?, afirmou o documento.