Cotidiano

Incêndio atinge representação brasileira em Ramalah

IMG-20160820-WA0007.jpgRamalah. Um incêndio seguido por explosão atingiu o edifício onde funciona a representação diplomática brasileira em Ramalah, na Cisjordânia, assustando os funcionários brasileiros que trabalham no escritório. De acordo com o Itamaraty, ninguém se feriu e nenhum documento ou equipamento foi danificado. Especula-se que o fogo começou devido a uma falha elétrica, mas o local foi cercado por forças de segurança para averiguar se houve algum tipo de ataque. O fogo também atingiu o consulado da Romênia, que funciona no último andar do prédio.

O embaixador brasileiro na Palestina, Francisco Mauro Brasil de Holanda, que vive em Jerusalém Oriental, a cerca de 20 quilômetros de Ramalah, foi ao local avaliar os danos provocados pelo fogo. Bombeiros usaram escadas magirus para alcançar os últimos andares do edifício.

? Estamos apavorados. Felizmente não é dia de trabalho para maioria do escritório, que fica em sistema de plantão nos fins de semana. Se fosse dia de trabalho normal, com certeza haveria feridos ? desabafou uma funcionária romena que teve a sala completamente danificada.

O incêndio provocou grossos volumes de fumaça, que foram vistos em Jerusalém. Houve explosão e destroços voaram pela janela. A entrada do prédio ficou danificada e o funcionamento do local será alterado esta semana. Em frente ao edifício funcionam outras representações diplomáticas na Palestina, como as da Suíça e da União Europeia.

A Representação do Brasil em Ramala fica no município de Al-Bireh, na mesma rua e quase em frente à prefeitura municipal.

O Brasil aluga dois andares no prédio, além das vagas na garagem. O Itamaraty já vinha considerando mudar para outro lugar. O prédio é localizado entre um assentamento israelense e um campo de refugiados palestinos, o que o torna vulnerável a um conflito.