Cotidiano

Inca faz apelo por mais doadores de medula e por atualização de cadastros

59783249_Fachada do prédio do Instututo do Cancer - Inca.jpgRIO ? Parece enredo de filme: um homem é cadastrado há anos como doador de medula óssea ? tantos anos que até se esqueceu de ter realizado o tal cadastro ? e, um dia, recebe a notícia de que é compativel com alguém, faz a doação e, quase dois anos depois, descobre que salvou a vida de gêmeos de 4 anos de idade. Essa história foi vivida por Thiago Cardoso, que teve a medula óssea transplantada em 2015 nos irmãos Matheus e Cauã, moradores do Recife, em Pernambuco. Eles se doação conheceram apenas há apenas quatro dias, já que uma das regras do cadastro nacional de doadores é que o encontro só pode acontecer após um ano e meio, se ambos estiverem de acordo.

A tocante história é apenas uma das que são possibilitadas pelo Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que, ligado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), faz a ponte entre quem precisa de transplante e quem se dispõe a doar. O Redome conta hoje com 4 milhões de pessoas cadastradas no Brasil para doar medula óssea, mas muitos desses cadastros ficam desatualizados com o tempo. Se os doadores se esquecem de atualizar um número de telefone ou endereço que mudou, a equipe não consegue entrar em contato e a doação fica inviabilizada.

Em meio a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, celebrada entre 14 a 21 de dezembro, o Inca faz um apelo para que novos doadores se cadastrem e para que os já cadastrados mantenham seus dados atualizados.

A data especial foi instituída em 2009 pela Lei Pietro, em homenagem a Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda que morreu poucos dias antes de completar 20 anos, sem encontrar um doador compatível.

Informações sobre como realizar o cadastro e como atualizá-lo estão no site do Inca. Veja abaixo um vídeo do instituto que explica como funciona a doação.

redome

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; e não ter câncer, doença do sangue ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não impedem a doação, mas elas devem ser analisadas caso a caso.

As doações são feitas em unidades de saúde em todos os estados do país, independentemente de onde mora a pessoa que receberá a medula.