Cotidiano

Inca dá desconto no Uber para quem for doar sangue neste sábado

DSC_0072.JPGRIO ? O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) fez uma parceria com o Uber para oferecer desconto para quem for doar sangue neste sábado, dia 26, no Rio de Janeiro. A iniciativa é para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta setxta-feira. A campanha UberDoação dá desconto de até R$ 20 para ir e voltar do Inca, na Praça da Cruz Vermelha, no Centro. Basta o passageiro utilizar o código promocional VIDARIO. A parceria com o serviço de transporte começou nesta sexta-feira.

As necessidades de doações de sangue e plaquetas no Instituto são constantes: muitos pacientes precisam de transfusões regulares em decorrência do tratamento. O Inca realiza cerca de 1,5 mil transfusões por mês.

Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 kg pode doar. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e as mulheres até três.

O Banco de Sangue do Inca funciona na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no Hospital do Câncer I. O horário de doação aos sábados é das 8h às 12h. E, de 7h30 às 14h30, entre segunda e sexta.

Para doar plaquetas é necessário agendar pelo telefone: (21) 3207-1064.