Cotidiano

Inauguração da Rota Beira Parque terá passeio ciclístico

Céu Azul – Está marcado para este domingo um evento aberto ao público para a inauguração de uma nova etapa da ciclovia da Rota Beira Parque, com passeio ciclístico gratuito e sorteio de prêmios. São esperadas cerca de mil pessoas, entre ciclistas e espectadores, que poderão concorrer a brindes como bicicletas, visitas à Itaipu e passeios de helicóptero e de barco nas Cataratas do Iguaçu.

O credenciamento e a concentração dos ciclistas começam às 7h no Posto de Informação e Controle do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul, ao lado da BR-277. Os participantes serão recepcionados com sucos e frutas. O ato inaugural será às 8h30 com a presença de autoridades locais e do diretor de coordenação de Itaipu, Newton Kaminski. Às 8h45 haverá sorteio dos brindes, seguido pelo início do passeio ciclístico, aberto a todas as pessoas. Para os ciclistas, é recomendado o uso de equipamentos de segurança individual.

O público que não for participar do passeio ciclístico também terá a opção de fazer a caminhada na ecotrilha monitorada, acompanhado pela equipe de educadores.

O trecho a ser inaugurado tem 26 km de extensão e interligará os municípios de Céu Azul e Santa Tereza do Oeste. A ciclovia completa terá 220 km e vai conectar Foz do Iguaçu a Cascavel pelas margens do Parque Nacional do Iguaçu, passando por propriedades rurais e ambientes com belezas naturais. O caminho conecta oito municípios da região.

A Rota Beira Parque integra o projeto Caminho do Iguaçu, uma parceria da Itaipu Binacional, municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu.

O marco zero da Rota Beira Parque foi inaugurado em março deste ano, em Cascavel, município com o maior trecho previsto para a ciclovia: 44,5 km. O ponto inicial fica entre as rodovias BR-277 e PR-180.

A chegada da rota fica no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O trecho final, com 10 km de extensão, foi concluído em junho.