Cotidiano

Inadimplência cresce 6% este ano

No mês de abril houve uma pequena redução e no bimestre seguinte novamente alta nos cadastros

Cascavel – A permanência da crise econômica reflete no índice de pessoas cadastradas em banco de devedores. Comparando o primeiro semestre deste ano com igual período de 2015, houve aumento de 6% no número de devedores.

Conforme dados do cadastro SPC da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) de 25.437 pessoas incluídas ao sistema, o número saltou para 26.885.

Em 2016 a inadimplência teve aumento consecutivo de janeiro a março. No mês de abril houve uma pequena redução e no bimestre seguinte novamente alta nos cadastros.

Em relação à população que conseguiu quitar débitos, no primeiro semestre deste ano foram excluídos 16.311 nomes do banco de dados. Já em 2015, o total chegou a 12.569.

No Paraná, conforme pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o endividamento tem crescimento pelo segundo mês consecutivo, com 85,5% das famílias do Estado com dívidas no mês de junho, perante 83,6% em maio.

O cartão de crédito, que costuma ser o vilão, apresenta crescimento na utilização em relação ao mês passado, representando 67,6% das dívidas das famílias do Paraná.