Cotidiano

Imunização valorizada

Ao contrário do setor público que encontra dificuldade para que grupos prioritários recebam a vacina contra a gripe durante a campanha nacional de vacinação, estendida até 9 de junho, há bastante procura por aplicações em clínicas particulares em Cascavel e o estoque já está próximo do fim como no IPRAA (Instituto Paranaense de Rinite Asma e Alergia).

A vacina para imunização contra quatro vírus: H1N1, H3N2 e dois vírus da influenza B tem o custo de R$ 110. “O ideal é que todas as pessoas fossem imunizadas, mas como não há garantia das vacinas para todos na rede pública, ocorre a procura daqueles que não estão no grupo prioritário”, afirma o médico alergista responsável pelo IPRAA, Jorge Luiz dos Santos.

Somente no Paraná 14 mortes já foram registradas em decorrência da Influenza neste ano, seis delas na região oeste. Os dados da mortalidade na América do Norte, sobretudo, pelo vírus H3N2 aumentaram a preocupação da população.

“A demanda sempre é influenciada pelo momento e divulgação dos casos da doença. “Neste ano com a maior mortalidade na América do Norte, por exemplo, as pessoas, se preocupam mais”, afirma Santos. Por outro lado, nos dois últimos anos o instituto arcou com prejuízos com estoque acumulado. “Tivemos que eliminar mais de mil doses”, lembra o alergista ao justificar a baixa procura.

A orientação do especialista é de que a imunização seja constante. “É importante que a pessoa que já recebeu a vacina uma vez, seja imunizada a cada ano para a manutenção da proteção diante da gravidade da doença que até mesmo pode levar à morte”, ressalta Santos.

A Clínica de Imunização em Cascavel também conta com doses disponíveis pelo terceiro lote. A vacina tem o custo de R$ 120 e apesar da demanda não é preciso agendar horário para o atendimento.

Vacinação gratuita

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho. Pessoas que compõem o público-alvo podem receber a dose gratuitamente em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Na rede pública a vacina imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B.

Casos

Os números da gripe em Cascavel se mantiveram estáveis de uma semana a outra. Conforme boletim da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), o município confirmou até o momento quatro casos de Influenza – três do subtipo A H1N1 e um de Influenza B.

No Paraná, 124 casos de Influenza foram confirmados. Destes, 14 pessoas morreram, seis delas na região Oeste (Foz do Iguaçu, Matelândia, Santa Terezinha de Itaipu e Toledo).