Cotidiano

Imprensa turca identificou terrorista erroneamente

63596201_This hand out picture released by the Turkish police and taken from Dogan News Agency o.jpgISTAMBUL A caçada ao responsável pelo massacre da boate Reina, que deixou 39 mortos em Istambul na virada do ano ganhou mais perguntas que respostas nesta terça-feira após a mídia turca identificar o atirador como Lakhe Mashrapov, um cidadão do Quirguistão, de 28 anos. A TV estatal do país divulgou imagens de um vídeo gravado pelo suspeito, no qual o suposto atirador da boate caminha por pontos da cidade, como a Praça Taksim, mas não precisou se as imagens haviam sido feitas antes ou depois do atentado, nem esclareceu como a filmagem foi obtida. No entanto, em Bishek, capital do ex-república soviética, Iakhe Mashrapov, também de 28 anos, afirmou à rede de TV AKI, ser o dono do passaporte exibido pela imprensa turca, e disse ter retornado ao país no dia 30 de dezembro, um dia antes do massacre.

? Agentes de segurança me tiraram do avião e me interrogaram por horas ? afirmou Mashrapov. ? Me explicaram que eu estava sendo interrogado por possíveis conexões com o ataque terrorista do ano novo, e que eu parecia com o suspeito das fotos. Pediram desculpas e eu embarquei em um voo.

centro-texto (2).jpg

Segundo informações divulgadas pela imprensa turca, o suspeito seria originário do Quirguistão, e teria chegado à cidade no dia 20 de novembro. De lá teria dirigido até Ancara, antes de chegar a Konya, no Sul do país, no dia 22 do mesmo mês. A data de entrada na Turquia coincide com os carimbos no passaporte de Mashrapov, o que fortalece os indícios de um engano por parte da mídia turca.TV turca divulga ‘vídeo selfie’ do autor de massacre em Istambul

Nesta terça, autoridades informaram que duas pessoas foram presas por ligações com o ataque. De acordo com o diário ?Hürriyet? e a agência de notícias Dogan, um dos detidos seria a mulher do atirador ? que estaria em Konya com os dois filhos do casal, e teria dito a polícia não saber que o marido tinha ligações com o Estado Islâmico. O diário ?Habertürk? afirmou que a polícia trabalha com a possibilidade de que o atirador seja um cidadão chinês da minoria muçulmana uigur.

63595600_Relatives and friends of Nawras Assaf one of the victims of Istanbul%27s New Year nightcl.jpgEntre as 39 vítimas do massacre estão 27 estrangeiros, a maioria deles de países árabes. Os corpos foram enviados aos países de origem das vítimas na segunda-feira, e funerais foram realizados no Líbano, na Jordânia e em Israel. Em Beirute, foram enterrados Haykal Mousallen e Elias Wardini, um professor de Educação Física de 26 anos. Uma terceira vítima, Rita Shami, será sepultada na quinta-feira. Os corpos chegaram à capital libanesa em caixões cobertos com a bandeira nacional, e os velórios foram acompanhados de fogos de artifício.

Na Jordânia foi enterrado Nawras Assaf, de 44 anos, cuja mulher ainda se recupera em um hospital de Istambul. Em Israel, milhares de pessoas foram às ruas acompanhar o funeral de Layan Nasser, uma assistente odontológica israelense de 18 anos da cidade de Tira, que viajara para celebrar o ano novo em Istambul com amigos.

? Ela sonhava em estudar, progredir, trabalhar e criar uma família, mas infelizmente o terrorismo deu um fim a seus sonhos ? afirmou o prefeito da cidade, Mamoun Abd El Hai. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento do ataque terrorista em Istambul