Esportes

Imprensa internacional repercute morte de João Havelange e cita casos de suborno

78-8211-30.jpgOs principais jornais e emissoras do mundo noticiaram a morte de João Havelange e destacaram os casos de suborno que envolveram o nome de ex-presidente da Fifa e ex-membro do Cômite Olímpico Internacional. O brasileiro que durante 24 anos chefiou a maior entidade do futebol morreu na manhã desta segunda-feira, no Rio.

A rede de TV e rádio britânica “BBC” relembrou a carreira de Havelange como nadador e jogador de pólo aquático e suas participações nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, e de 1952, em Helsinque, e da marca deixada por ele no futebol durante os 24 anos que presidiu a Fifa.

Apesar de todas as realizações de Havelange no mundo dos esportes, a rede americana “CNN”, “The Guardian” e “Le Monde” citam a mancha no legado do dirigente em 2012, quando foi acusado, ao lado do genro Ricardo Texeira, de suborno e corrupção em contratos de marketing da Fifa. Em um extenso obiturário, o jornal francês chega a descrever os acusações em trechos entitulados “a cultura da corrupção” e “herança dolorosa no Brasil”.

O “Marca”, da Espanha, lembra a renúncia de João Havelange à presidência honorária da Fifa e como membro do COI, “antes que as entidades tivessem tempo para estudar possíveis sanções”.