Cotidiano

Imprensa internacional repercute decreto de calamidade pública do Rio

RIO – O decreto de calamidade pública no estado do Rio gerou repercussão imediata na imprensa internacional. O jornal inglês ?The Guardian? destacou que o pedido de apoio ao governo federal se soma a uma ?longa lista de problemas que inclui o impeachment da presidente, a mais profunda recessão nas últimas décadas, o maior escândalo de corrupção que se tem notícia, a epidemia zika e uma onda de greves e ocupações de prédios do governo?.

Já o jornal americano ?Washington Post” afirma que o decreto surpreendeu muita gente e que os Jogos Olímpicos serão realizados em meio ao ?julgamento de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, à crise em saúde pública devido à epidemia do vírus zika e à recessão econômica?.

O decreto também foi noticiado pelos sites da agência de notícias Reuters, do jornal americano “The New York Times”, do espanhol “El País”, da rede de TV americana NBC, da britânica BBC.

De acordo com o texto da Reuters, a previsão de déficit nas contas estaduais este ano é de R$ 19 bilhões e a perspectiva é que o valor se mantenha perto desse patamar pelo menos até 2020.

? O Rio de Janeiro precisa de muito dinheiro para sair do buraco. A situação é de calamidade mesmo, há mais de uma ano. Só uns 500 bilhões seriam necessários para tirar o Rio dessa situação. Mas sabemos da dificuldade do governo federal e tivemos que buscar alternativas ? disse uma fonte à Reuters.

O “El País” ressaltou que nem o decreto publicado no Diário Oficial, nem conselheiros do governo do estado especificararam quais medidas serão tomadas. Os especialistas ouvidos pelo jornal espanhol disseram que a hipótese mais provável é que o decreto sirva para justificar uma injeção extra de recursos do governo federal durante o período de restrição fiscal.