Cotidiano

Imprensa estrangeira vê impeachment como certo, mas ressalta dificuldades futuras

RIO – A imprensa estrangeira deu destaque nesta quarta-feira à conclusão do processo de impeachment, tratando como certo o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Os veículos, contudo, ressaltam que Michel Temer não terá um governo tranquilo, e elegeram a recuperação econômica como principal desafio. Denúncias de corrupção contra o presidente interino também foram lembradas.

Para o espanhol ?El País?, apenas um ?milagre? vai impedir a aprovação do impeachment. O jornal ressalta, contudo, que o governo de Temer terá ?pouco tempo e muitos problemas?, e que o principal desafio é sair da crise econômica.

Quem também ressaltou os problemas econômicos foi o americano ?The Wall Street Journal?, oltado para o mercado financeiro. A publicação, contudo, alerta para um possível otimismo exagerado dos investidores. ?Talvez estejam dando crédito demais para os políticos brasileiros, e não estejam considerando os problemas do país?, diz o texto, que destaca as dificuldades de implementação do ajuste fiscal.

O argentino ?Clarín? afirmou que, após o depoimento de Dilma e os discursos dos senadores, a possível queda da presidente será ?por sua presumida ?incapacidade? para continuar no comando do poder Executivo?.

Já o britânico ?The Guardian? apostou em um texto explicativo, com o título: ?O impeachment de Dilma Rousseff: o que você precisa saber?. O jornal respondeu perguntas como ?O quão ruim é a crise?, ?Qual o impacto no país? e ?O que é a Lava-Jato?.

O ?The Washington Post?, dos Estados Unidos, afirma que a votação será o ato final de um ?processo que dividiu o país?. O jornal destaca a crise econômica e a impopularidade de Dilma, mas lembra que o presidente interino, Michel Temer, também foi mencionado em delações premiadas da Operação Lava-Jato.