Cotidiano

Imprensa britânica reage ao Brexit entre tons de tragédia e festa

ClviAP5WYAE0Q_L.jpgLONDRES – Com a tradicional polarização que também marcou as campanhas a favor e contra a saída da União Europeia, os principais jornais britânicos naturalmente só falaram sobre o Brexit nas edições de sábado, com o resultado definitivo e a renúncia do premier David Cameron. O clima variou de festa a tragédia.

O tradicional “Guardian”, que se declarou pró-UE, destacou o fracasso do premier no processo: “Terminado e fora”, diz o diário, em referência à carreira política de Cameron e à relação com o bloco.

GUARDIAN CAPA

O também tradicional “Telegraph”, conservador e declaradamente pró-Brexit, falou em “O nascimento de um novo Reino Unido”, sem destacar as reações muito negativas do mercado após a decisão.

TELEG CAPA

Já o “The Times” usa o termo “terremoto” para abordar a saída da UE, com foco na imagem de Cameron cabisbaixo.

TIMES CAPA

O “The Sun”, principal tabloide britânico, também foi a favor da saída e focou a capa de sua edição numa ironia a Cameron: “Por que eu deveria fazer a m* difícil”, criticam em paráfrase, insinuando que o premier sai após o início de um duro processo de sepração da UE que dura até, ao menos, 2018.

SUN CAPA

O tabloide “Mirror” ilustrou o clima de incerteza que predomina após o resultado surpreendente: “O que diabos acontece agora?”, diz a capa, com Cameron e a mulher, Samantha, na imagem principal.

MIRROR CAPA

Já o “Daily Mail”, usualmente sensacionalista, diz “Curve-se” ao país, chamando a União Europeia de “elite burocrata e corrupta”.

DMAIL CAPA