Cotidiano

Imprensa britânica fica dividida após Brexit

Refletindo a divisão do país, os jornais britânicos reagiram neste sábado de forma diferente à saída do Reino Unido da União Europeia, alguns temerosos com o terremoto do Brexit e outros contentes pelo nascimento de um novo Reino Unido.

“Estamos fora da UE e é uma vitória gloriosa”, escreveu o Daily Express, favorável ao Brexit. “Foi o dia no qual o povo tranquilo do Reino Unido se revoltou contra uma classe arrogante e desconectada e a elite em Bruxelas”, escreveu o eurocético Daily Mail. “Em uma magnífica afirmação de autoconfiança e caráter, sua mensagem à elite foi: estamos fartos de que nos despreciem e nos ignorem em questões que são muito importantes para nós”, acrescentou o Daily Mail.

O Daily Telegraph saudou o nascimento de um novo Reino Unido em sua manchete. “O 23 de junho de 2016 será recordado sempre como o dia em que os britânicos votaram a favor de recuperar o controle de seu próprio país”. Já o Daily Mirror perguntou em sua manchete: “Que demônios acontece agora”? The Guardian foi sucinto: “Acabou. E fora”, sobre uma fotografia do primeiro-ministro, David Cameron, que anunciou sua demissão. “O país embarcou em uma perigosa viagem na qual nossa política e nossa economia deverão se transformar”, adverte The Guardian em seu editorial.

“Isto exigirá um debate sobre nossas alianças que não fazemos desde que a crise do Canal de Suez (em 1956) impôs uma realidade pós-imperial ao Reino Unido”. The Sun se concentrou na decisão de Cameron de se demitir, após defender a permanência na UE. “Por que eu deveria fazer esta merda de trabalho”? Aparentemente, Cameron fez esta pergunta a um conselheiro, ao explicar sua decisão de partir para não ter que liderar o trabalho de tirar o país da UE.

O jornal atribuiu o resultado do referendo à raiva das classes trabalhadoras. “Foi um grito de raiva diante da crescente desesperança de suas vidas, de suas comunidades descuidadas e das diferenças entre eles e as classes ricas e governantes”.

Os jornais escoceses comentavam a possibilidade de um novo referendo sobre a independência da região, que na quinta-feira votou pela permanência na União Europeia, ao contrário de Inglaterra e País de Gales. A manchete do Scottish Daily Mail foi: “O Reino Desunido”.