Cotidiano

Imprensa americana rechaça em massa candidatura de Donald Trump

201609300945080068_AFP.jpg

RIO ? Na acirrada disputa presidencial nos EUA, uma série de jornais americanos já expressaram rechaço explícito à candidatura republicana de Donald Trump. O mais recente desta lista é o ?USA Today?, que chamou o magnata de ?perigoso demagogo?, embora se recuse a apoiar também a sua rival democrata, Hillary Clinton. A declaração contraria a tradição do jornal em não oferecer seu apoio a candidatos.

?Nunca vimos razão para mudar. Até agora?, diz o texto publicado no jornal americano. ?Este ano, a decisão não está entre dois candidatos preparados com diferenças ideológicas importantes. Este ano, um dos candidatos ? o republicano Donald Trump ?, por consenso unânime do conselho editorial, não é apto para a Presidência.?

O editorial critica o republicano por ?trair os compromissos fundamentais? que mantiveram todos os presidentes americanos desde a Segunda Guerra Mundial: o apoio aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a oposição às agressões russas e a certeza de que os EUA pagarão suas dívidas.

Nestas eleições, até mesmo jornais que tradicionalmente apoiam o Partido Republicano rechaçaram a candidatura do magnata. Muitas publicações, inclusive, optaram explicitamente em apoiar Hillary Clinton, como forma de formar clara oposição a Trump.

Desde o início da sua campanha, Trump entrou em uma guerra contra a imprensa. O candidato faz duras críticas à cobertura da corrida presidencial e, em muitos momentos, assumiu posturas hostis no tratamento a repórteres.

Mas análises mostram que os cliques favorecem o magnata. Em junho, um estudo do respeitado Shorenstein Center, da Universidade Harvard, nos EUA, indicou que o republicano foi, de longe, o mais beneficiado nas exposições positivas. Segundo o levantamento, em oito veículos, Trump obteve, apenas no ano passado, o equivalente a US$ 55 milhões (cerca de R$ 200 milhões) em ?publicidade gratuita?, levando em conta a cobertura noticiosa positiva ou neutra. Este valor é muito acima dos demais candidatos.