Cotidiano

Imposto de Renda: número de paranaenses na malha fina sobe 25% neste ano

A alta neste ano, portanto, passa dos 25%

A Receita Federal recebeu neste ano 1.846.900 declarações do imposto de renda das pessoas físicas relativas ao exercício de 2016. Destas, 34.556 cairam na malha fina, o que representa percentual de 1,87% do montante de declarações apresentadas, índice superior ao do ano passado, quando foram retidas 27.456 das 1.823.809 declarações recebidas, naquele ano, o que representa o percentual de 1,50%. 

Os principais motivos para o contribuinte ter caido na malha fina da Receita no Estado foi a omissão de rendimentos (14.816 conteibuintes), seguido de despesas médicas (5.324), não comprovação do Imposto retido na fonte e ausência de DIRF (6.243) e pensão alimentícia (1.649).

Além dos parâmetros acima quantificados temos também declarações retidas por outros motivos, tais como: dedução de incentivos fiscais acima dos limites estabelecidos, carnê leão informado em valor superior aos recolhimentos comprovados, fonte pagadora inapta, divergências de informações em relação a rendimentos recebidos acumuladamente, livro caixa sem justificativa de rendimentos.

Para verificar a situação específica o contribuinte deverá acessar o atendimento eletrônico (e-CAC) no endereço www.rfb.gov.br e verificar o motivo da pendência.

Caso concorde com os apontamentos feitos pela Receita o contribuinte deverá retificar a declaração efetuando os ajustes necessários e, caso ainda resulte em imposto a restituir deverá aguardar a liberação do valor nos próximos lotes que são liberados todos os meses a partir de janeiro/2016.

Caso ele não concorde co os apontamentos feitos pela Receita ele deverá aguardar e a partir de janeiro de 2017 agendar, por meio do e-CAC, o atendimento para comprovação da regularidade da situação apontada. Por ocasião do atendimento o contribuinte deverá trazer o original e cópias dos documentos necessários à comprovação da regularidade.

Brasil — No País todo, 771.801 declarações do Imposto de Renda permaneceram retidas em malha fina até a quinta-feira (8). O número corresponde a 2,61% do total de 29.542.894 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 apresentadas este ano. Dessas declarações, 75% apresentam imposto a restituir, 22% têm imposto a pagar e 3% não apresentam imposto a restituir ou a pagar.