Cotidiano

Imposto de Renda: caiu na malha fina? Saiba o que fazer

2011 475689655-2011112344822.jpg_20111123.jpg

RIO – Um total de 771.801 contribuntes ficaram nas garras do leão do Imposto de Renda em 2016. Este total corresponde a 2,61% das 29.542.894 declarações apresentadas neste ano. Para se livrar da malha fina, o primeiro passo é verificar no extrato de processamento da declaração as pendências encontradas pela Receita.

ir 0812

É possível verificar a situação de declaração no site da Receita ou pelo Receitafone (146). Para saber exatamente qual é o problema, o contribuinte deve consultar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Na página, também é possível criar um código de acesso, para quem nunca acessou o sistema. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite o acompanhamento das restituições.

Quem sabe ou acha que errou na declaração, ainda pode fazer ajustes por meio de uma declaração retificadora. As correções podem ser feitas pela internet até que o contribuinte seja comunicado por carta pela Receita Federal. A partir de então, é preciso prestar esclarecimentos pessoalmente.

O procedimento de retificação é o mesmo da primeira da declaração: a diferença é que no campo ?Identificação do Contribuinte?, deve ser informada que a declaração é retificadora. Também é preciso que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior para a realização do processo.

IR: saiba como corrigir declaração com erros

Caso tenha sido detectada alguma divergência, o Fisco já aponta ao contribuinte o item que está sendo ponto de dúvida e orienta como fazer a correção. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente.

A maior parte das declarações que caiu nas garras do leão da Receita, 75%, tem imposto a receber. Outros 22% têm imposto a pagar, enquanto 3% não têm nada a recber ou pagar à Receita.

O principal problema identificado pela Receita entre as declarações que ainda não foram processadas neste ano foi omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, identificado em 409.054 casos. Em seguida, em 293.284 documentos, aparecem divergências entre o IR retido na fonte o que consta na declaração e em DIRF.

Há falhas em dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia em 277.848 declarações. Já as despesas médicas são objeto de questionamento pela Receita em 162.078 declarações.

O sétimo e último lote de restituições foi pago nesta quinta-feira pela Receita Federal. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

IR: processada, em análise, na fila. Entenda como está a declaração