Cotidiano

Imposto a projetos sociais

O Instituto Décio Mertz, Sincovel e entidades parceiras estarão no calçadão de Cascavel no próximo dia 25 de novembro, das 9h às 13h, prestando orientações e esclarecimentos sobre a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais de Cascavel, beneficiados com incentivos fiscais como FIA, Fundo do Idoso, Pronon, Pronas, Cultura e Esporte.

O presidente do Instituto Décio Mertz, Marcelo Mertz, ressalta os benefícios sociais da campanha. “A destinação de parte do imposto de renda através da Campanha Tributo à Cidadania é uma ação cidadã, pois oportuniza que os recursos fiquem na cidade e sejam aplicados em projetos locais, fazendo a diferença na nossa cidade”, explica Mertz. “Desta forma, convidamos a todos os cidadãos que fazem suas declarações de imposto de renda para que compareçam no calçadão e esclareçam suas dúvidas para que possam fazer corretamente as suas destinações”, completa Mertz.

Potencial

Segundo o presidente do Sincovel, Juarez Paim, “estima-se que o potencial de arrecadação de Cascavel fique entre 4 e 5 milhões na Pessoa Física, mais 12 milhões na Pessoa Jurídica, entretanto o histórico de arrecadação por campanha no município não ultrapassa os 200 mil”, enfatiza. “Por isso é importante reforçarmos a campanha, para que tenhamos cada vez mais adesão de pessoas físicas e jurídicas”, observa Paim.

A Campanha Tributo à Cidadania 2017 é uma realização do Instituto Décio Mertz, em parceria com o Sincovel, CMDCA, CMDI, CRC-PR, Sescap, Acic, Sicoob, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Cascavel.

Ação educativa

A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) realizou ontem uma atividade educativa de trânsito na Rua Olindo Periolo, próximo do acesso ao viaduto que liga os bairros Pacaembu e Presidente, visando à conscientização em relação ao excesso de velocidade que foi constatado no local após a realização de fiscalização com radares e denúncias de moradores da região.

“O objetivo foi abordar condutores e instruí-los sobre as normas de segurança em geral e sobre o excesso de velocidade, problema este, que preocupa moradores da região”, detalhou o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro.

Toda a via está bem sinalizada. “O limite de velocidade permitido é o que está regulamentado na placa (40 km/h), por isso pedimos atenção à sinalização e respeito”, explica o supervisor de trânsito Valdecir Martins. Outras ações de conscientização e fiscalização (radares) serão realizadas na extensão da via.