Policial

Implantação efetiva da Guarda Municipal será só no ano que vem

De acordo com o Município, a Guarda não terá poder de polícia

Cascavel – Diante da aprovação do polêmico projeto que cria a Guarda Municipal de Cascavel, proposta pela Prefeitura e aprovada pela Câmara, o que irá mudar para a população? Em nota, o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz, reitera que a Guarda não terá poder de polícia.

Segundo ele, a atuação será preventiva, cidadã e mais próxima da população, em consonância com o Estatuto das Guardas. Ele disse ainda que Guarda não estará focada somente no patrimônio público.

Questionado sobre quando os novos profissionais estarão nas ruas, o secretário informou que a previsão é de que isso ocorrerá efetivamente apenas em junho de 2016.

Inicialmente, 60 profissionais farão um curso de formação para atuar em todo o Município. Segundo a nota do secretário, haverá concurso público e a chefia será a mesma da Guarda Patrimonial. Serão cargos distintos e sem hierarquia.

Reforço importante

Para a Polícia Militar, a criação da Guarda Municipal vai dar um incremento na segurança pública de Cascavel. De acordo com o comandante do 6º Batalhão, Major Rubens Garcez, as forças policiais e a atual Guarda Patrimonial já atuam em consonância.

“Sem dúvida isso vai trazer um benefício muito grande para a população. São mais pessoas nas ruas voltadas ao combate à criminalidade”.

Ainda segundo Garcez, a Polícia Militar deve estar presente durante o treinamento dos novos profissionais.

“Temos know how, conhecimento na área de segurança pública, conhecemos a realidade da cidade e com certeza temos muito a ajudar”, justifica.

(Com informações de Tissiane Merlak)