Cotidiano

Impacto das obras de Avenida desagrada população 

As obras de modernização da Avenida Tancredo Neves tiveram um primeiro impacto e que desagradou muitas pessoas. Quem passa pelo local se depara com várias árvores cortadas. Com isso, a sombra e ar puro, característicos da arborização da avenida, por certo tempo, serão reduzidos. A obra integra o PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado).

“O corte será inevitável nos locais onde vias serão abertas e onde ficarão as estações de ônibus, previstas em projeto”, esclarece a Secretaria do Meio Ambiente. Isso significa a retirada de 116 árvores ao longo da Avenida Tancredo Neves, sobretudo, das espécies pata-de-vaca e ipê.

Entretanto, o projeto do município, prevê o replantio de quase o triplo dessa quantidade, ou seja, 337 mudas de espécies nativas. Só de ipês serão três variedades: amarelo, roxo e rosa. Além disso, haveria plantio de tipuana, flamboyant, jacarandá, angico, pau-ferro, canafístula, guabiroba, pitangueira e cerejeira.

Projeto de arborização

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o plantio ficará a cargo da empresa executora da obra e deverá seguir o projeto de arborização.

“As mudas devem ter no mínimo 2 metros de altura e 16 cm de CAP (circunferência a altura de peito), incluindo execução mecânica das covas em dimensão 2,5 m x 2,0 x 0,15, devido à severa compactação do solo do local, incluindo adubação, fixação de caibros em madeira de 3 metros e amarração”, esclarece a secretaria.

Autorização

A retirada das árvores ocorre mediante autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), por meio do DMLA (Departamento de Licenciamento Ambiental), no dia 30 de novembro de 2017, e tem validade até o dia 30 de dezembro deste ano.