Cotidiano

Imagens mostram destruição na cidade histórica de Nimrod

nim.jpgBAGDÁ ? Dois dias após ter sido retomada pelas forças iraquianas, a histórica cidade de Nimrod começa a revelar um novo cenário. Os seus imponentes monumentos e estátuas viraram destroços e ruínas quando a localidade estava nas mãos do Estado Islâmico (EI). Imagens divulgadas nesta quarta-feira mostram a destruição que resultou das explosões e ataques contra este patrimônio milenar.

No ano passado, o EI divulgou vídeos em que combatentes aparecem destruindo intencionalmente monumentos e artefatos locais. Agora, Nimrod foi recapturada pelas tropas do governo iraquiano, como parte de uma grande ofensiva para retomar a cidade de Mossul ? que já foi a segunda mais importante do Iraque e se tornou um simbólico reduto jihadista no país.

O EI destruiu com escavadeiras e explosivos alguns dos monumentos mais notáveis, entre eles o templo de Nabu, de 2.800 anos e dedicado ao Deus mesopotâmio da sabedoria e da escrita.

Fundada no século XIII a.C, a cidade está situada nas margens do rio Tigre. Foi ocupada por diversos povos entre o século VI a.C e o período helenístico, mas seu momento mais importante aconteceu sob o domínio assírio, quando o rei Assurnasirpal II fez de Nimrud a capital de seu império, em 879 a.C.

Uma fonte das forças armadas iraquianas afirmou que os avanços militares na região têm sido significativos. Dezenas de vilarejos já foram retomados.