Cotidiano

Imagem que mostra solidão de criança sem amigos comove a internet

14390619_10154224486654998_5291890569256910555_n.jpg

RIO ? Na semana passada, Bob Cornelius, morador de Rockaway, em Nova Jersey, nos EUA, foi a um encontro de pais na escola onde seu filho mais novo, Christopher, de 11 anos, estuda. Ouviu sobre o cotidiano nas salas de aula e foi para casa, quando viu com atenção a foto que tirou de um trabalho escolar feito por Christopher que estava colado numa parede.

? Foi como um soco no estômago ? disse Bob, à emissora americana ABC.

No trabalho, Christopher responde ?ninguém? à pergunta: ?alguns de meus amigos são…?. Bob compartilhou a imagem no Facebook e comoveu os internautas. No texto, já compartilhado mais de 20 mil vezes, o pai explica que o filho tem problemas de aprendizado e, por isso, acaba sendo excluído pelos coleguinhas.

?Até onde eu saiba, os colegas de Christopher nunca foram cruéis com ele. O que eles fizeram, entretanto, foi excluí-lo. E francamente, eu entendo. Seus colegas também estão atrasados na escola, mas a maioria não tanto quanto Christophes. Eles estão aprendendo em como interagir socialmente, e porque Christopher não pode lidar com eles numa maneira típica, ele fica para trás, excluído?, escreveu Bob.

?Eu acho que estou compartilhando isso porque quando perguntado para listar seus amigos, ele escreveu ?ninguém?. Nunca algumas letras me cortaram tão profundamente, e elas nem foram dirigidas a mim?, disse o pai. ?E porque o conheço tão bem, e sei lidar bem com ele após criá-lo por 11 anos, eu sei que esta desconexão faz como que ele se sinta solitário, triste?.

De forma emotiva, Bob não critica os colegas de Christopher, professores ou pais, mas pede que conversem com as crianças sobre empatia, sobre a aceitação do diferente em vez da exclusão.

?Está claro para mim que ele desesperadamente quer ser parte de um grupo, mas seus desafios tornam difícil para seus colegas incluí-lo?, diz Bob.

A iniciativa de Bob deu resultado. A história foi publicada em diversos veículos de comunicação nos EUA e se tornou viral na internet. Segundo Bob, quatro escolas de Kansas City estão usando o texto na sala de aula e os alunos serão incentivados a escreverem cartas para Christopher.