Cotidiano

Imagem mostra que Zuckerberg bloqueia webcam com fita adesiva

zuckerberg.jpg

RIO – Uma foto de Mark Zuckerberg, comemorando os 500 milhões de usuários do Instagram está viralizando na internet, mas não pelas razões que o fundador do Facebook queria. Algum internauta com olhos de águia percebeu na imagem que o MacBook Pro do empresário tem fitas adesivas bloqueando a webcam e o microfone. Uma clara precaução contra espionagem hacker.

A imagem foi divulgada pelo próprio CEO da rede social, nesta terça-feira, quando o Instagram alcançou a marca de 500 milhões de usuários. A aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos, como se sabe, foi comprado pelo Facebook em 2012, e só fez crescer em número de adeptos desde então.

Pouco depois de publicar sua foto “emoldurado” como uma foto no Instagram, alguém percebeu os pedaços de fita tapando a webcam e o microfone. Estes dispositivos são os dois canais pelos quais um hacker pode, após driblar a segurança de software, saber o que está acontecendo ao redor do computador. Ele poderia flagrar Zuckerbeg falando sobre assuntos sigilosos com alguém a seu lado.

A atitude não pode ser chamada de paranoia. O fundador da maior rede social do planeta é um alvo evidente de invasores digitais. Recentemente, o diretor do Departamento de Investigação Federal (FBI, na sigla em inglês), dos EUA, James Comey, afirmou que aceitou os conselhos para cobrir a câmera de seu computador, impedindo outras pessoas de o verem.