Esportes

Ilustres visitantes

aros.JPGForam 20 dias de viagem em um navio da Marinha Brasileira até que um dos mais expressivos símbolos dos Jogos Olímpicos chegasse ao Rio de Janeiro. Não estamos falando da Tocha Olímpica (essa veio de avião e depois percorreu as ruas de norte a sul do País) e nem dos mascotes, que já nasceram por aqui, mas de um presente simpático que os anfitriões anteriores ofereceram aos cariocas: uma versão dos Aros Olímpicos com estrutura feita de alumínio. A peça tem quatro toneladas, 25 metros de comprimento e 12 metros de altura ? o equivalente a um prédio de quatro andares.

Durante os Jogos de Londres, em 2012, esse monumento foi instalado sobre a ponte Tyne, ponto turístico da cidade de Newcastle, sede do torneio de futebol. No Rio, a estrutura foi levada ao Parque Madureira, na Zona Norte. Tanto lá, quanto aqui, recebeu iluminação especialmente planejada pela GE para não perder seu brilho nem durante as noites. No Rio, foram usadas lâmpadas Flood Lighting, que possuem a mesma tecnologia desenvolvida para iluminação esportiva, como a instalada no Maracanã e nas Arenas Cariocas 1, 2 e 3.

No dia 20 de maio deste ano, os Aros foram acesos pela primeira vez com uma festa em 20 de maio.

– Eles são a maior representação do movimento Olímpico e uma das imagens mais reconhecidas do mundo – disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Veja tambémDe fato, não há como olhar para esse símbolo e não ter lembranças dos grandes heróis olímpicos e de suas conquistas. Isso porque ele faz parte de toda a história das competições: os Aros foram desenhados pelo francês Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1912.

Os cinco anéis entrelaçados representam os cinco continentes unidos pelo Movimento Olímpico. E suas seis cores ? azul, preto, vermelho, amarelo e verde, além do branco, ao fundo ? foram escolhidas por pelo menos uma delas ser vista nas bandeiras de todos os países do mundo.

E a história da escultura dos Arcos Olímpicos ganha um novo capítulo em 2016. Esta foi a primeira vez que uma cidade anfitriã dos Jogos doou a peça para a sede seguinte, um ato que representa bem o próprio significado do monumento: duas cidades, Londres e Rio de Janeiro, mesmo distantes, unidas pelo ideal Olímpico.

A escolha do Parque de Madureira, que fica no bairro berço do samba carioca, não foi à toa: o terceiro maior parque do Rio de Janeiro é um dos três espaços onde o torcedor pode acompanhar gratuitamente as competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em um telão ? os outros ficam no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, e na Frente Marítima, no centro da cidade. Será que após os Jogos os Aros sairão de Madureira rumo a Tóquio, para consolidarmos a tradição?