Cotidiano

Ilha nas Baleares está à venda por ? 18 milhões

1471892464_758094_1471953514_noticia_fotograma.jpgPALMA DE MALLORCA – O pequeno e desabitado ilhéu S?Espalmador, uma reserva natural de 137 hectares, no arquipélogo Ilhas Baleares, foi posto à venda, por ? 18 milhões ? uma pechincha comparada ao preço inicial, ? 24 milhões ?, pelo arquiteto catalão Norman Cinnamond e sua irmã.

S?Espalmador fica ao norte de ilha Formentera, separado desta por uma pequena barra, que pode ser atravessada na maré baixa. Com prais cristalina, fontes de água fresca um um famoso banho de lama, é um ponto popular de parada para embarcações que navegam entre Ibiza e Formentera.

Há quase um ano, há negociações para que o governo das Baleares compre a ilha e a torne propriedade pública, conta o arquiteto. A redução no preço foi feita para facilitar a compra pelo governo local, mas não houve acordo. No mês que vem, a administração de S?Espalmador se reunirão para discutir possibilidades de colaborar na venda.

? A compra pelo governo seria o mais apropriado para poder preservar a ilha como merecido ? diz Cinnamond.

S?Espalmador foi comprada pelo britânico Bernard Cinnamond, avô do arquiteto, em 1932, por 42.500 pesetas.

Neste mês, um incêndio, provocado por um rojão lançado de um iate fundeado nas proximidades da ilha, queimou quase um hectare da reserva natural e abriu um debate sobre sua titularidade. Jaume Ferrer, presidente do Conselho de Formentera, assegura que a compra é uma opção ?que não se pode deixar escapar?, ainda que o preço esteja alto e não possa ser pago pela instituição. Em maio, os proprietários a ofereceram por ? 18 milhões à vista ou ? 20 milhões em prestações.