Cotidiano

Ilha na Barreira dos Corais está à venda por US$ 23 milhões

ilha.jpgMELBOURNE – Se você tem US$ 23 milhões e quer comprar uma bela ilha na Austrália, junto à Grande Barreira de Corais, tem até agosto para apresentar sua proposta. A ilha Keswick, numa região conhecida como Whitsundays, tem 5,17 quilômetros quadrados ? o equivalente a 27,7 campos de futebol de tamanho oficial ?, sendo a maior parte da área considerada parque nacional.

Conforme o ?Australian Financial Review?, a ilha pertece à firma Keswick Developments, dirigida por Edward Dawson-Damer,um ?amigo da família real?. A venda é intermediada pela Colliers International, que faz a propaganda: a ilha tem cenários de sonhos com praias arenosas e água limpa onde vivem corais coloridos, tartarugas, golfinhos e baleias?. Com essa riqueza natural, a ilha pode ter empreendimentos de grande escala, com mil habitações para 3.000 pessoas, de acordo com a Keswick Developments.

De fato, a atividade turística em torno da Grande Barreira de Corais gera milhões de dólares. Contudo, a região está crescentemente ameaçada: os corais estão perdendo a coloração nas áreas norte e central devido ao aquecimento global e ao fenômeno El Niño, que elevam a temperatura da água, e à poluição.