Cotidiano

Ilan Goldfajn é novo integrante do conselho do BIS

BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, passou a integrar o conselho de diretores (Board of Directors) do BIS (Bank for International Settlements). A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela autoridade monetária. Segundo nota da instituição, a nomeação foi feita pelos membros do Board do BIS ontem, durante a reunião bimestral do órgão em Basileia, na Suíça.

Ilan tem assento ao lado dos presidentes dos Bancos Centrais dos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Suécia, China, Suíça, Itália, Bélgica, Índia e México.

“Considerado o Banco Central dos Bancos Centrais, o BIS tem entre suas atribuições promover discussões e facilitar a colaboração entre os bancos centrais, dar suporte ao diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira, conduzir pesquisas sobre políticas de interesse dos bancos centrais, além de ser a primeira contraparte para os bancos centrais em suas transações financeiras”, disse o BC em nota.

O BC informou também que, na mesma reunião, Ilan Goldfajn foi eleito pelo Board para integrar o Comitê de Auditoria do BIS. Composto por membros do conselho de diretores, o Comitê de Auditoria tem a responsabilidade de rever procedimentos relacionados a controles internos, reportes financeiros, compliance e auditoria.