Cotidiano

Iguassu Valley: projeto nasceu em Cascavel e tem prêmio nacional

Jadson (na dir.) recebeu o prêmio das mãos do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick

Iguassu Valley: projeto nasceu em Cascavel e  tem prêmio nacional

 

Cascavel – Um projeto originalmente criado na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), em 1999, que evoluiu, chegou a outros municípios da região e alcançou o status de ecossistema acaba de ser reconhecido no Prêmio Nacional de Inovação, do Sebrae. O Oeste do Paraná foi um dos destaques no anúncio dos vencedores em suas respectivas categorias, na quarta-feira. Além do SRI Iguassu Valley, a Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu, foi premiada como empresa com inovação sustentável. Outras três iniciativas do Paraná também fizeram história no PNI.

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira entidade empresarial do Paraná a aderir ao Programa Empreender, em 1998. Um ano depois surgiu o Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações que com os anos avançou para um APL que então, já em novo patamar, foi batizado de Iguassu Valley, integrando empresas e profissionais de um universo empreendedor pulsante na região. A metodologia empregada deu tão certo que o Iguassu Valley foi levado a outros municípios e então fundiu-se ao Sistema Regional de Inovação, capitaneado pelo Sebrae.

O SRI Iguassu Valley venceu na categoria de Ecossistemas consolidados e foi representado no evento, em São Paulo, pelo seu presidente Jadson Siqueira. O Sistema Regional de Inovação, ligado também ao Programa Oeste em Desenvolvimento, realiza ações integradas inovadoras em toda a região, formada por 50 municípios que, juntos, têm 1,3 milhão de habitantes. O prêmio veio, principalmente, pelo Sistema definir uma governança com atuação constante por meio de projetos, ações, negócios, políticas públicas, conforme Jadson.

“Temos empreendedores que lideram esse processo, mas são apoiados por instituições, universidades, parques tecnológicos, habitats de inovação e incubadoras. O grande mérito desse Prêmio é da própria governança que tem se mostrado atuante, com conversas regulares e unidade. Dessa forma, nenhuma inovação que é realizada no nosso território passa despercebida”, destaca Jadson. O reconhecimento ao ecossistema, no PNI durante o Congresso Nacional de Inovação, representa muito para o SRI Iguassu Valley e para a região Oeste do Paraná”, conforme o presidente.

Essa conquista em âmbito nacional, pontua Jadson, é uma oportunidade de divulgar o trabalho e mostrar que o Oeste é uma região fértil para empreender com inovação. Atualmente, o ecossistema é formado por 7 empresas âncoras, 324 startups, 8 instituições de apoio, 21 habitats de inovação, 25 instituições de ensino, 7 movimentos municipais (Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palotina e Santa Helena) e dez grupos de trabalho.

 

Evolução

Para o consultor do Sebrae Paraná, Alan Debus, esse destaque se deve a uma série de iniciativas que vêm colocando a inovação em destaque regional. O reconhecimento, de acordo com ele, posiciona o Oeste do Paraná como região inovadora e aumenta ainda mais a responsabilidade dos atores locais, que incentivam e fomentam inovação na prática.

Para o vice-presidente de Inovação da Acic, Siro Canabarro (cofundador da AcicLabs, ao lado de Carlos Guedes), esse prêmio é um reconhecimento a uma evolução de muitos anos, talvez a mais madura e intensa do Brasil. “Concorremos com ecossistemas mais antigos e de grandes polos, mas a sinergia que alcançamos aqui, com todo o apoio e parcerias, faz do SRI Iguassu Valley um projeto consistente e com a possibilidade de crescer ainda mais”. Para o presidente da Acic, Genesio Pegoraro, é um orgulho para a entidade fazer parte dessa história e do Sistema que já traz tantos avanços à inovação e ao empreendedorismo do Oeste.

 

 

Crédito: Assessoria