Cotidiano

Igreja Católica inaugura Monumento da Ressurreição no Cemitério Central

A obra, com 35 metros de altura, tem espaço para sepultar 36 corpos de religiosos

Cascavel – Com a presença de religiosos, fiéis, do prefeito Edgar Bueno e de secretários municipais, a Arquidiocese de Cascavel  inaugurou ontem, com a celebração de uma missa, o Monumento da Ressurreição, localizado no Cemitério Central.

O monumento, que possui 35 metros de altura, tem espaço para sepultar 36 padres e bispos. Seis já estão no local, entre eles, o arcebispo dom Armando Círio e o padre José Valentim Grapéggia.

Segundo o arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos, a Igreja Católica pretende programar missas, para o ano que vem, pelo menos uma vez ao mês no local.

“É impossível construir uma cripta na Catedral, e agora aproveitamos o espaço aqui. Por ser alto, possui o simbolismo de dizer que temos que caminhar nesta vida terrena voltada para o alto e o destino é o céu. Ter um lugar digno para guardar os corpos é respeitar um corpo que foi morada de Deus”.

O arcebispo emérito dom Lúcio Ignácio Baumgartner afirmou que se trata de uma manifestação de apreço.

“Vale manifestarmos nosso agradecimento”.

Para a arquiteta Isabella Dalfovo, autora do projeto, a celebração representou um momento de maior emoção.

“Ver essa obra inaugurada com toda a arquidiocese presente é gratificante. Quisemos representar a beleza divina, mostrar que existe algo a mais e que somos menores perante outras coisas que estão por vir”.

O monumento foi custeado pela Arquidiocese de Cascavel.