Cotidiano

Igreja atacada na França estava na ?lista de morte? de suspeito do EI

EUROPE-ATTACKS_FRANCEPARIS ? A igreja na Normandia atacada por dois terroristas nesta terça-feira estava na ?lista de morte? de um suspeito do Estado Islâmico (EI) preso no ano passado. Um padre foi degolado e um orador ficou gravemente ferido durante uma tomada de reféns na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray. O ataque foi reivindicado pelo EI. França

De acordo com o jornal ?The Mirror?, citando fontes da investigação, Ahmed Ghlam, de 24 anos, tinha o nome da igreja em uma série de documentos que se acredita estarem relacionados com o planejamento de ataques terroristas no país.

Preso em abril de 2015, Ghlam estaria planejando atentados iminentes na França sob instruções de líderes do EI, segundo os investigadores.

Documentos encontrados em seu apartamento e em uma busca em seu computador e telefone sugeriram que Ghlam estava em contato com um homem na Síria, que tinha ordenado a realização de ataques contra igrejas, incluindo a basílica Sacre-Couer, em Paris, e lugares de culto como a igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray.

Segundo o ?Mirror?, no entanto, ainda não há indícios de um suposto envolvimento de Ghlam no ataque desta terça-feira. Tampouco se sabe se há uma relação entre ele e os autores do ataque.

Os dois terroristas, que ainda não foram identificados, foram abatidos pela polícia depois de manter cinco reféns na igreja. Um suspeito foi preso nesta terça-feira, de acordo com procuradores.

Enquanto realizavam o ataque, os extremistas teriam gritado ?Allahu Akbar? (Deus é Grande).