Cotidiano

IGP-M tem variação negativa de 0,01% na 1ª prévia de outubro, diz FGV

SÃO PAULO – Os preços do varejo e dos produtos agropecuários no atacado recuaram e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) apresentou variação negativa de 0,01% na primeira quadrissemana de outubro, contra acréscimo de 0,38% no mesmo período de apuração do mês anterior.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, apresentou estabilidade no período, contra avanço de 0,51% na primeira prévia de setembro.

Os produtos agropecuários no IPA tiveram queda de 1,33% na primeira prévia de outubro, após alta de 0,34% no mês anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, mostrou que os preços no varejo recuaram 0,08%, após variação positiva de 0,08% no período anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou alta de 0,04% na primeira prévia de outubro, após avanço de 0,23% no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

A primeira prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 e 30 do mês de setembro.