Cotidiano

IEGM: Índice permitirá avaliar o desempenho de prefeituras

O IEGM (Índice de Eficiência de Gestão Municipal) foi apresentado pelo coordenador-geral de Fiscalização do TCE, Mauro Munhoz, aos prefeitos, vices e secretários do Oeste durante seminário realizado na manhã de ontem pelo Sebrae, na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Segundo ele, a iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) foi implantada em São Paulo há cinco anos e é disseminada para todo o País. “No Paraná, o IEGM chegou em 2016, com base em convênios com organizações que pensam o Brasil no campo da fiscalização”, disse.

O IEGM é uma ferramenta que vai auxiliar os prefeitos, que por meio dele poderão ter uma noção mais clara de como está cada município mediante avaliação de sete elementos: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas (Defesa Civil) e governança em tecnologia.

Nesse último caso, Munhoz reforçou que altos investimentos são feitos nos municípios, mas esses são mal geridos por falta do necessário preparo. “Os indicadores vão mostrar a realidade do local e facilitar o desempenho das próximas gestões”, acrescenta.

PILOTO

Nos 399 municípios paranaenses, o IEGM chega como um projeto-piloto, que terá resultados efetivos somente no ano que vem. Além de contribuir para identificar se a gestão está aquém das demais cidades de igual estrutura e dimensão territorial e populacional, as informações servirão para a sociedade saber qual o status do local onde vive.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Munhoz aproveitou para orientar os gestores quanto à prestação de contas das prefeituras. “Os prefeitos novos que chegam com pouca ou nenhuma experiência na vida pública precisam se cercar de bons profissionais e elaborar um comitê gestor com especialistas em gestão pública, que vão avaliar grandes projetos e iniciativas à comunidade”, explicou. Ele ressaltou a importância de se ter um bom contador, uma área jurídica eficiente e um profissional da área de compras com vasto conhecimento sobre processos licitatórios.

Seminário foca planejamento futuro

Os participantes do seminário na Amop puderam ainda conhecer o trabalho do Sebrae junto às administrações municipais. De acordo com o diretor-geral Vitor Roberto Tioqueta, o objetivo desses encontros, realizados em todo o Paraná, é melhorar o ambiente das gestões, com foco no atendimento às micros e pequenas empresas, área de forte atuação da entidade.

“Quando falamos em criar comitês territoriais de desenvolvimento para as micros e pequenas empresas é justamente isso: pensando que por meio da melhoria do ambiente, teremos empresas melhores e mais preparadas para enfrentar desafios”, afirmou.

“O que tem de ser pensado é que você tem ações e projetos que são estruturantes em todos os municípios e que devem passar por várias gestões, que ocorrem quando se faz um planejamento de longo prazo e não num período curto de mandato”, reforçou Tioqueta.