Saúde

Idosos com mais de 80 terão quarta a partir de segunda em Cascavel

Segundo o secretário, o cronograma desta semana tem novidades e primeira dose com mais de 12 anos, que estava suspensa, para aqueles que eventualmente não tomaram a primeira dose, ou seja, terão doses para todos os públicos

Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cascavel – O Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Cascavel inicia na segunda-feira (28) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 80 anos, em Cascavel, sendo que o imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde do Município. Podem tomar a vacina nesta segunda-feira aqueles que tomaram a terceira dose até 28 de novembro do ano passado.

Conforme o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, caso o idoso tenha mais de 80 anos e não puder ir até a unidade ou se estiver acamado, basta avisar a unidade de saúde de sua referência que a nossa equipe irá até a casa para fazer a vacina. Nesta segunda-feira, também será retomada a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais, que ainda não tomaram a primeira dose.

Segundo o secretário, o cronograma desta semana tem novidades e primeira dose com mais de 12 anos, que estava suspensa, para aqueles que eventualmente não tomaram a primeira dose, ou seja, terão doses para todos os públicos. “Tem vacina para todo mundo e sem necessidade de agendamento. É importante que leve a carteira de vacinação e os documentos pessoais”, disse Miroslau, lembrando que quem está ficando doente e até morrendo são a grande parte de pessoas que não se vacinaram. “Vamos torcer que a pandemia termine entre nós e isso é graças a vacinação”, comemorou,

 

Calendário vacinal

Na segunda-feira (28) também terá aplicação de primeira e de segunda dose para criança de 5 a 11 anos, primeira dose de 12 anos, 2ª dose para vacinados com 1ª dose até 07/03, 3ª dose para vacinados com 2ª dose até 28/11.

Já na terça-feira (29) a programação é de aplicação de primeira e de segunda dose para criança de 5 a 11 anos, primeira dose de 12 anos, 2ª dose para vacinados com 1ª dose até 08/03, 3ª dose para vacinados com 2ª dose até 29/11 (acima de 18 anos) e a 4ª dose para Idosos acima de 80 anos, vacinados com a 3ª dose até 29/11/21.

Na quarta-feira (30) continua aplicação de primeira e de segunda dose para criança de 5 a 11 anos, primeira dose de 12 anos, e 2ª dose para vacinados com 1ª dose até 09/03, 3ª dose para vacinados com 2ª dose até 30/11 e a 4ª Dose para Idosos acima de 80 anos, vacinados com a 3ª dose até 30/11/21. Dia 31, quinta-feira, será a 2ª dose para vacinados com 1ª dose até 10/03, 3ª dose para vacinados com 2ª dose até 01/12 e 4ª Dose para Idosos acima de 80 anos, vacinados com a 3ª dose até 31/11/21.

Para a sexta-feira (1º) terá aplicação da 2ª dose para vacinados com 1ª dose até 11/03 (acima de 12 anos), 3ª dose para vacinados com 2ª dose até 02/12 (acima de 18 anos) e a 4ª Dose para Idosos acima de 80 anos, vacinados com a 3ª dose até 01/12/21.

 

Após liberação das máscaras números continuam em queda

 

Nove dias após a liberação do uso de máscaras em ambientes externos no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) analisou os números da pandemia para avaliar se o decreto governamental e a resolução da pasta interferiram na curva de contaminados. Neste sábado (26), o Estado completa dez dias sem a obrigatoriedade do uso ao ar livre ou para crianças menores de 12 anos.

De acordo com o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, a equipe técnica da Sesa realiza esse monitoramento diário sobre os dados da pandemia e “graças a essa análise pudemos flexibilizar o uso da máscara e começar a discutir com a sociedade novas estratégias”, afirmou o secretário. “E vamos continuar esse monitoramento, sem perder de vista a necessidade de ter responsabilidade em locais coletivos e acompanhar o calendário de vacinação”, explicou.

Os números de casos, óbitos e internações pela Covid-19 já apresentavam queda significativa quando a medida foi tomada e, agora, mais de uma semana após a liberação, a redução é ainda maior. A taxa de reprodução eficaz, ou Rt, número médio de contágios causados por cada pessoa infectada, indica a velocidade de contaminação da Covid-19 em cada localidade.

Atualmente o Paraná está com 0,92, o que significa que 100 pessoas contaminadas pelo vírus transmitem, em média, para 92 novas pessoas. Os números são diferentes dos registros de 13 de janeiro, no pico da Ômicron, quando o Paraná atingiu o maior RT desde o início da pandemia, com 1,92.

O Paraná é um dos sete estados com índice abaixo de 1 no Brasil. O número é o menor registro desde 3 de janeiro deste ano.