Cotidiano

Idosas formam grupo de líderes de torcida no Japão

201609160115328863_AFP.jpg

TÓQUIO ? No Japão, um grupo de líderes de torcida está surpreendendo o país asiático. Elas tem entre 60 e 80 anos e encontram na dança o elixir da juventude. Tudo começou quando Fumie Takino, de 84 anos, decidiu sair de uma vida monótona como dona de casa e criou o grupo ?Japan Pom-Pom?.

Fumie descobriu a existência de um grupo de líderes de torcida da terceira idade nos Estados Unidos. Então decidiu criar o seu próprio grupo. É ela que motiva as suas companheiras. A cada semana, mais de 20 japonesas de idade respeiável dançam e corrigem seus movimentos como se fossem profissionais.

? É certo que com 70 anos somos menos fortes do que com 50 e as capacidades vão se degradando com os anos. Mas não é uma razão para não fazer mais nada e compadecer-se de si mesmo ? diz a octogenária.

Para ser parte do grupo, os critérios são restritos, explica Fumie:

? É necessário ter no mínimo 55 anos e ter certeza que pode oferecer sua mais bela atitude. Que interesse haveria em ver avós de 70 anos dançando como idosas?

Ela garante que virar animadora mudou a sua vida. Na juventude, ela era muito tímida. Em sua vida pessoal, o casamento não ia bem e decidiu que não aguentaria a situação até o fim da vida.

? Não queria passar os últimos anos da minha vida me queixando e me arrependendo de coisas que não fiz ? disse.

No Japão, a velhice é uma preocupação nacional. Cerca de 27% da população tem mais de 65 anos, e o fenômeno deverá aumentar ainda mais porque os japoneses tem a maior expectativa de vida no mundo (86,8 anos para as mulheres e 80,5 anos para os homens).