Cotidiano

Idioma restringe trabalho a estrangeiros

Toledo – Dezenas de sotaques diferentes em uma mesma aula de português. A língua materna tão comum aos ouvidos brasileiros soa como um verdadeiro desafio para os estrangeiros que vivem em Toledo. Uma parceria com a prefeitura e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal) possibilita que imigrantes aprendam o idioma local. As aulas já começaram, mas ainda é possível se matricular.

Layla Mohamed é mulçumana e já viveu em alguns países. A formação em turismo e a dedicação para estudar os idiomas ajudaram a mulher a conquistar seu espaço em cada nação a que chegou.

Com um português pronunciado de forma tranquila e correto, Layla consegue uma interação fácil com a comunidade e auxilia outros estrangeiros na conquista. “Tenho trabalhado com outros irmãos estrangeiros que precisam vencer essa barreira para que vivam de forma mais integrada e também aumentem suas chances de trabalho e sobrevivência em solo estrangeiro”, conta.

Uma incentivadora, Layla faz contato com os imigrantes de várias etnias para compartilhar as possibilidades de treinamento e o ensino do idioma. “Temos muitas mulheres que vieram sozinhas e hoje são responsáveis pelo sustento de suas famílias. O conhecimento do idioma é parte importante para que essas pessoas sejam incluídas no mercado e possam fazer escolhas independentes e autônomas”, explica.

Segundo Layla Mohamed, a carga de trabalho que exercem nas indústrias às vezes afastam os estrangeiros dos cursos. Cansados, eles precisam superar o enfado físico para aprender a língua que pode facilitar desde uma simples compra no mercado até a permanência no concorrido mercado de trabalho brasileiro.