Cotidiano

Idec lança pesquisa sobre privacidade no WhatsApp

m1399957.jpgRIO ? O Idec lançou uma pesquisa on-line para saber a opinião dos consumidores brasileiros sobre os novos termos de uso do WhatsApp, aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com quase 100 milhões de usuários. É que, em agosto, o WhatsApp divulgou que passará a compartilhar dados dos usuários com empresas do grupo Facebook Inc., que adquiriu o app de mensagens em 2014. A nova política contraria a promessa original da empresa de não coletar dados dos usuários, e tem sido criticada no mundo todo por quebra de expectativa legítima do consumidor.

Diante da mudança, o Idec quer saber a opinião dos brasileiros. O questionário é anônimo e tem apenas seis perguntas. Ele vai ficar no ar por 15 dias, até 22 de setembro. Os interessados em participar podem clicar aqui para responder.

?Os resultados da pesquisa vão ajudar a subsidiar o debate. Quanto mais pessoas responderem, melhor será nossa percepção sobre a grau de conhecimento do usuário sobre seus direitos e sobre como funciona a coleta de dados do WhatsApp?, ressalta Rafael Zanatta, pesquisador do Idec.

O Instituto vai levar o assunto para discussão no grupo de trabalho em telecomunicações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Cidadania, do qual faz parte.