Cotidiano

Ícone do psytrance, Infected Mushroom volta ao Brasil para show no festival Ultra

Links Ultra BrasilRIO ? Depois de confirmar a mudança da Quinta da Boa Vista para o Sambódromo, a primeira edição brasileira do festival Ultra Music, um dos mais tradicionais eventos de música eletrônica do mundo, será realizado neste fim de semana, com mais de 60 atrações de 13 países diferentes.

Entre eles está o duo Infected Mushroom, criado em Haifa, Israel, há 20 anos. Ícones do lisérgico trance psicodélico, os ex-punks Erez Eisen e Amit Duvdevani figuram na lista de músicos mais vendidos da história de seu país e, nestas duas décadas de estrada, já lançaram dez álbuns de estúdio e acumulam intensas turnês pelo mundo ? eles fazem entre 120 e 150 shows por ano.

Principal atração do primeiro dia no palco UMF Radio ? eles tocam à 1h da madrugada de sábado ?, o Infected Mushroom traz para o Ultra a turnê de “Converting vegetarins II”, seu mais recente disco, lançado em 2015, que marca uma volta às origens de seu som, após uma temporada de experimentações.

? Nós sempre gostamos de evoluir, de tentar coisas novas, incorporar estilos antigos e fundi-los com novos. Mas fazia um tempo que não prestávamos uma homenagem ao nosso velho eu, então foi um projeto muito divertido e especial para nós ? explica o duo em entrevista conjunta por e-mail. ? Além disso, as pessoas curtiram “Converting vegetarins II” logo de cara, enquanto com “Converting vegetarins I” (2003) demorou um pouco mais para os fãs notarem que era um álbum especial.

Com 15 faixas, “Converting vegetarins II” conta com apenas uma parceria ? e uma para lá de inusitada: a atriz, modelo e ex-estrela pornô Sasha Grey dá voz a “Fields of Grey”.

? Foi incrível trabalhar com Sasha. Ela é uma mulher muito divertida e talentosa. Nós a conhecemos através de um amigo, e pareceu apenas natural trabalhar com ela na faixa “Fields of Grey”. Grande voz, e uma artista versátil ? relembram Eisen e Duvdevani, que em 2013 já tinham flertado com o mercado pop ao produzir “Aura”, faixa de abertura de “Artpop”, o terceiro disco de Lady Gaga. Infected Mushroom

Outro destaque do disco é “Pink Froid”, uma homenagem bem particular ao Pink Floyd. O Infected Mushroom tem entre suas assinaturas, aliás, as versões de músicas famosas de outros artistas, como foi com “The pretender”, do Foo Fighters. Faixa do disco “Army of mushrooms” (2012), a música é uma das mais escutadas do duo israelense nas plataformas de streaming.

? Nós temos um som característico, então sempre que tentamos fazer um cover ou usar como referência uma banda, seja ela o The Doors, o Korn, o Pink Floyd ou os Beastie Boys, temos como objetivo que o estilo Infected brilhe pela pbra, trazendo uma nova vida a estes estilos mais antigos ? explica o duo.IM_Live Band_Press Photo 3.jpg

Nas performances ao vivo, o Infected Mushroom misturam sintetizadores e teclados com instrumentos que fogem da estética da música eletrônica, como guitarras, violão e bateria. O homem por trás do “tunz tunz orgânico”, por sinal, é um brasileiro: o goiano Rogério Jardim.

? Nós amamos nosso baterista. Ele também mora nos Estados Unidos há um bom tempo (Eisen e Duvdevani trocaram Israel pela Califórnia há dez anos), somos quase vizinhos. Ele é um artista incrivelmente talentoso, e um ser humano maravilhoso. Não poderíamos desejar um companheiro de banda melhor que ele. Rogério estará conosco enquanto continuarmos fazendo shows. Infected Mushroom – ‘The pretender’